Significado de Fátima

Veja qual o significado do nome Fátima da categoria Árabe, Persa

Fátima: Significa “mulher que desmama seus filhos”, “mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino”.

Fátima é um nome com dois significados, um derivado da sua etimologia e outro místico. O nome Fátima vem do persa Fatimat, Fatima, do árabe Faatima e quer dizer “mulher que desmama seus filhos”.

Da mesma raiz etimológica foi originado o elemento fath, que quer dizer “graça divina descida sobre os que estão adiantados no conhecimento sagrado”, “vitória” ou “conquista” e fattah que significa “conquistador”, “aquele que abre”, “um dos nomes de Deus”.

Relacionado a estes elementos, é atribuído o significado místico de “mulher que realizou seus filhos no caminho do conhecimento divino”.

Foi o nome dado a Maomé para uma de suas filhas como a filha do Profeta, a “mulher perfeita, física, moral e intelectualmente”. Por esta razão, foi um nome muito popular entre os muçulmanos e também entre os portugueses na época da ocupação árabe.

Em Portugal sua popularidade foi influenciada também pela devoção a Nossa Senhora de Fátima e muitas vezes também é adotado unido ao nome Maria, formando o nome composto Maria de Fátima.

Segundo a tradição, a Virgem Maria apareceu várias vezes onde atualmente é o Santuário de Fátima, no Concelho de Ourém, em Portugal.

Sua primeira aparição teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917, e em virtude desta data, a festa de Nossa Senhora de Fátima é celebrada dia 13 de maio.

No Brasil, Fátima é um nome feminino bastante popular. As pessoas batizadas com este nome podem receber apelidos carinhosos de amigos e familiares, como Fafá ou Fatinha, por exemplo.

Uma das personalidades mais populares com este nome é a apresentadora brasileira Fátima Bernardes. 



Veja a lista completa de nomes da categoria Árabe, Persa:

Samira
Laila
Zuleica
Iasmin
Zuleide
Layla
Fátima


Veja outras listas de nomes:


© 2017 - 2018 Powered by Nomes Para Bebe | Política de Privacidade